Lendas Paranaenses
Professora Kely Cristina Panizzon, 4º ano B. Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco
Agosto é o mês em que comemoramos o Folclore brasileiro considerado um dos mais ricos do mundo, é através dele que mantemos o saber popular, as histórias que são passadas de geração em geração e que fazem parte da história dos nossos antepassados. O trabalho foi iniciado com o objetivo que os alunos conhecessem a riqueza e a diversidade do nosso folclore, algo que manifesta sua identidade cultural, através dos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Como já é contemplado nas habilidades para o 4º ano serem trabalhados em sala de aula a leitura e diversos gêneros textuais, neste mês de agosto direcionamos os estudos nas lendas para este projeto. Primeiramente foi visto o que são lendas e o que podemos aprender com elas, como as lendas são criadas e porquê. Posso dizer com toda certeza que foi uma escolha excelente pois chama atenção devido ao seu caráter fantasioso que combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação.
As Lendas Folclóricas representam o conjunto de histórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. E foi isso que buscamos com nossos alunos nesse projeto, levar através da contação de histórias as lendas folclóricas. Começamos com as lendas mais conhecidas como Saci Pererê, Iara, Boto Rosa, Lobisomem, Boitatá, Mula sem cabeça, Cuca e depois pesquisando por lendas paranaenses como a lenda do Monge João Maria, a lenda das Cataratas do Iguaçu, a lenda da Araucária e tantas outras que pouco eram exploradas em sala de aula, para conhecimento dos alunos
Confesso que foi um trabalho estimulante, pois poucas lendas paranaenses eu conhecia, foi aí que partimos para o trabalho de exploração e deram continuidade com as pesquisas das lendas da nossa cidade como a lenda da Vila Velha e da Lagoa Azul, lenda da Pedra Grande e a lenda das Pombinhas que contam a história da formação da nossa cidade.
Os alunos realizaram uma pesquisa por lendas folclóricas brasileiras e após a coleta de informações usando o mapa do Brasil foi feita a organização dessas lendas por regiões. As lendas trazem uma fantasia em cima de algo que é real, algo que eles já viram e é muito legal quando nós como educadores conseguimos perceber os alunos fazendo relação entre a história da lenda e um local, um acontecimento.
Com as novas tecnologias, as crianças estão desconhecendo grande parte da essência popular, desta forma, a importância de retomar esse conhecimento, um pouco mais sobre o folclore brasileiro, que significa estimular o interesse pela riqueza cultural de cada região do nosso país, as lendas de Vila Velha e Lagoa Dourada, das Pombinhas são riquezas culturais do nosso município.
Após as lendas serem trabalhadas em sala, estudamos as características dos personagens e assim decidimos como seriam feitas as caracterizações dos personagens para a contação das lendas nas salas de aulas e para os demais funcionários da escola. Os alunos se empenharam em montar os personagens trazendo acessórios, roupas, sapatos, maquiagem e outros objetos.
Até o dia 22 de agosto, todos os alunos foram nas salas para contar a sua lenda caracterizados, mesmo os que estão em processo de alfabetização eles participaram dos momentos de interação da contação. Para a caracterização usamos material reciclado, os alunos se dividiram e emprestaram roupas entre eles, foi bem significativa essa troca e cooperação dos alunos. Através da caracterização dos personagens, os alunos realizavam a contação, criando vida ao personagem, se tornou atraente e foi um momento muito agradável e diferenciado através da contação das lendas.
Agosto é o mês em que comemoramos o Folclore brasileiro considerado um dos mais ricos do mundo, é através dele que mantemos o saber popular, as histórias que são passadas de geração em geração e que fazem parte da história dos nossos antepassados. O trabalho foi iniciado com o objetivo que os alunos conhecessem a riqueza e a diversidade do nosso folclore, algo que manifesta sua identidade cultural, através dos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Como já é contemplado nas habilidades para o 4º ano serem trabalhados em sala de aula a leitura e diversos gêneros textuais, neste mês de agosto direcionamos os estudos nas lendas para este projeto. Primeiramente foi visto o que são lendas e o que podemos aprender com elas, como as lendas são criadas e porquê. Posso dizer com toda certeza que foi uma escolha excelente pois chama atenção devido ao seu caráter fantasioso que combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação.
As Lendas Folclóricas representam o conjunto de histórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. E foi isso que buscamos com nossos alunos nesse projeto, levar através da contação de histórias as lendas folclóricas. Começamos com as lendas mais conhecidas como Saci Pererê, Iara, Boto Rosa, Lobisomem, Boitatá, Mula sem cabeça, Cuca e depois pesquisando por lendas paranaenses como a lenda do Monge João Maria, a lenda das Cataratas do Iguaçu, a lenda da Araucária e tantas outras que pouco eram exploradas em sala de aula, para conhecimento dos alunos
Confesso que foi um trabalho estimulante, pois poucas lendas paranaenses eu conhecia, foi aí que partimos para o trabalho de exploração e deram continuidade com as pesquisas das lendas da nossa cidade como a lenda da Vila Velha e da Lagoa Azul, lenda da Pedra Grande e a lenda das Pombinhas que contam a história da formação da nossa cidade.
Os alunos realizaram uma pesquisa por lendas folclóricas brasileiras e após a coleta de informações usando o mapa do Brasil foi feita a organização dessas lendas por regiões. As lendas trazem uma fantasia em cima de algo que é real, algo que eles já viram e é muito legal quando nós como educadores conseguimos perceber os alunos fazendo relação entre a história da lenda e um local, um acontecimento.
Com as novas tecnologias, as crianças estão desconhecendo grande parte da essência popular, desta forma, a importância de retomar esse conhecimento, um pouco mais sobre o folclore brasileiro, que significa estimular o interesse pela riqueza cultural de cada região do nosso país, as lendas de Vila Velha e Lagoa Dourada, das Pombinhas são riquezas culturais do nosso município.
Após as lendas serem trabalhadas em sala, estudamos as características dos personagens e assim decidimos como seriam feitas as caracterizações dos personagens para a contação das lendas nas salas de aulas e para os demais funcionários da escola. Os alunos se empenharam em montar os personagens trazendo acessórios, roupas, sapatos, maquiagem e outros objetos.
Até o dia 22 de agosto, todos os alunos foram nas salas para contar a sua lenda caracterizados, mesmo os que estão em processo de alfabetização eles participaram dos momentos de interação da contação. Para a caracterização usamos material reciclado, os alunos se dividiram e emprestaram roupas entre eles, foi bem significativa essa troca e cooperação dos alunos. Através da caracterização dos personagens, os alunos realizavam a contação, criando vida ao personagem, se tornou atraente e foi um momento muito agradável e diferenciado através da contação das lendas.
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