Projeto: Minha Escola Lê

AUTORA
Professora Edicléia Batista dos Santos, 5° ano B

Esse projeto Minha Escola Lê, foi elaborado para trabalhar com o gênero textual informativo, mostrar quais meios de comunicação são confiáveis e que ao mesmo tempo, publicam vários gêneros textuais, para isso usamos os jornais que são entregues em nossa escola pelo projeto Vamos ler e Jornal da Manhã.

Então buscamos dentro dos jornais, por entrevistas, reportagens, culinária, tirinhas, historias em quadrinhos, enfim inúmeras informações que somente são encontradas dentro desse meio de comunicação, todos os gêneros na mesma edição, isso desperta nos alunos a vontade de ler, pesquisar se informar, e o mais importante integrar- se ao objetivo do projeto Vamos ler.

Os alunos começaram os seus trabalhos fazendo uma sondagem das informações contidas dentro do jornal, em seguida separam cada gênero textual encontrado, assim observando a capa, as páginas de esportes, informações, criticas, novelas, coluna social, etc..

Com todas as informações em mãos eles montaram o seu próprio jornal, desde o inicio, com o codinome Jornal da Glacy, cada um usou o gênero textual que mais se identificou, esporte , tirinha, receita, cada qual com suas peculiaridades, criando seu próprio jornal, com as informações criadas por eles, com as ilustrações desenhadas por eles.

Podemos então concluir que, este projeto foi realizado do inicio ao fim com os alunos protagonizando todas as etapas, a professora apenas observando e orientando todo o processo de criação, o trabalho foi realizado por eles com muito êxito e dedicação, um a um se tornando repórter por um dia, criando suas próprias matérias.

A educação em foco sempre, o aluno alçando voos em busca de seus sonhos.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Meu Livro

Projeto: Independência

Projeto: Meus Sonhos / Minha profissão