Projeto: Inclusão

AUTORA
Professora Edicléia Batista dos Santos, 5° ano B

O projeto inclusão iniciou-se em uma aula de história, onde se trabalhava a diversidade, a multiplicidade cultural, étnica, biológicas, social e por fim suas linguagens e comunicações.

O tema ativou nos alunos a curiosidade em entender a comunicação dos deficientes auditivos, como seria a sua comunicação na escola, trabalho, e em sua vida social.

Abriu-se então uma pesquisa para sanar as duvidas levantadas pelos alunos, onde todos os envolvidos foram em busca de informações. Munidos de todas as investigações feitas por eles, começou um trabalho para conhecer o alfabeto e as palavras usadas pelos deficientes auditivos.

Os alunos encantados com a LIBRAS ( linguagem brasileira de sinais), linguagem essa usada pelos deficientes auditivos, e ansiosos com a chegada do dia dos pais, propuseram que a apresentação em homenagem aos pais fossem em LIBRAS.

A professora orgulhosa com a iniciativa começou a organizar uma apresentação envolvendo toda a escola, para não só apresentar uma homenagem e sim trabalhar a inclusão escolar, pois temos em nosso quadro, dois alunos especiais. A musica escolhida pelos alunos para apresentação foi Trem bala da Ana Vilela, muitos ensaios aconteceram até chegar o tão esperado dia.

O projeto foi um sucesso, os alunos protagonizando sempre, sim isso mesmo, ator principal da historia, vivendo e aprendendo a cada dia a ser um cidadão de bem.

Os alunos conseguiram passar para todos na escola, a importância da inclusão, a semente da empatia foi semeada e a emoção tomou conta de todos. A inclusão é extremamente importante para todos os alunos, não somente para os especiais, mais sim para que ative em cada um o espírito de empatia e solidariedade.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Meu Livro

Projeto: Independência

Projeto: Meus Sonhos / Minha profissão