Leitura Itinerante
Professora Kely Cristina Panizzon, 4º ano B. Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco
Inicialmente o projeto foi desenvolvido e pensado somente para a sala de aula onde os alunos iriam ler apenas para seus colegas. No decorrer do projeto a professora em suas pesquisas conheceu o projeto de uma escola do Rio Grande do Sul, gostou e adaptou para a turma, onde amplia a leitura e envolve todos da escola . Neste momento pensou-se em realizar na escola Glacy com seus alunos do 4º ano. Foi lançado a proposta do Projeto da Leitura Itinerante para a turma e explicando como seria, pois, teriam que ler para as outras turmas e também para a diretora, pedagoga e os outros funcionários da escola. Os alunos aceitaram na hora. Começamos com as leituras diárias e a interpretação das frases dando vida e emoção as frases.
A Leitura Itinerante é realizada em dois dias da semana nas terças-feiras e sextas-feiras, todas as turmas e funcionário da escola recebem a visita de um aluno leitor para a leitura de um livro. Os funcionários da cozinha, limpeza, equipe gestora, escriturário e sala dos professores neste momento param o seu trabalho para escutar a história lida pelo aluno. Na sexta-feira a professora de Educação Física também recebe a visita de um aluno leitor pois está em hora atividade, todos apoiaram e recebem os alunos incentivando-os.
Os alunos amaram o projeto e se dedicam, antes da leitura escolhem um livro, levam para casa para treinar a oratória e as palavras difíceis ou desconhecidas que são trabalhadas na sala de aula com o uso do dicionário. Para melhor compreensão da leitura foi trabalhado em sala de aula os sinais de pontuação, principalmente vírgula, ponto de exclamação e interrogação que auxiliam na entonação da voz moldando a leitura.
Na sala há alguns alunos que estão ainda em processo na leitura, para esses alunos foram enviados parlendas e pequenos versos em formato de áudio pelo WhatsApp, eles treinam e decoram para apresentar na escola.
A leitura deve ser encarada pelos professores como uma ferramenta que auxilia na aprendizagem da leitura e escrita, aumenta o vocabulário, melhora a capacidade de argumentação, incentiva a criatividade, desperta a imaginação, estimula o pensamento crítico, desenvolve o raciocínio lógico e muito mais. É, justamente por conta disso, é que se dá a tamanha importância da leitura no Ensino Fundamental.
A prática da leitura traz inúmeros benefícios aos leitores, por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, a memória, o raciocínio e a compreensão, que estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.
Levar a leitura para a vida de uma criança auxilia na formação de um futuro leitor, a maioria dos nossos alunos não recebem esse estímulo em casa, então fica a cargo da escola desenvolver o hábito e o gosto pela leitura e quem sabe desenvolver também nos familiares dos alunos
A princípio os alunos estão lendo apenas livros, mas já estamos trabalhando outros gêneros textuais, os quais além de ler também explicarão as suas características e funções. Em poucas semanas já foi possível perceber que alguns alunos apresentaram melhora na leitura e na expressividade. No início do projeto os alunos iam muito nervosos e ansiosos a cada leitura, essa ansiedade vem diminuindo, pois a leitura acontece em sistema de rodízio de público e de livros.
Inicialmente o projeto foi desenvolvido e pensado somente para a sala de aula onde os alunos iriam ler apenas para seus colegas. No decorrer do projeto a professora em suas pesquisas conheceu o projeto de uma escola do Rio Grande do Sul, gostou e adaptou para a turma, onde amplia a leitura e envolve todos da escola . Neste momento pensou-se em realizar na escola Glacy com seus alunos do 4º ano. Foi lançado a proposta do Projeto da Leitura Itinerante para a turma e explicando como seria, pois, teriam que ler para as outras turmas e também para a diretora, pedagoga e os outros funcionários da escola. Os alunos aceitaram na hora. Começamos com as leituras diárias e a interpretação das frases dando vida e emoção as frases.
A Leitura Itinerante é realizada em dois dias da semana nas terças-feiras e sextas-feiras, todas as turmas e funcionário da escola recebem a visita de um aluno leitor para a leitura de um livro. Os funcionários da cozinha, limpeza, equipe gestora, escriturário e sala dos professores neste momento param o seu trabalho para escutar a história lida pelo aluno. Na sexta-feira a professora de Educação Física também recebe a visita de um aluno leitor pois está em hora atividade, todos apoiaram e recebem os alunos incentivando-os.
Os alunos amaram o projeto e se dedicam, antes da leitura escolhem um livro, levam para casa para treinar a oratória e as palavras difíceis ou desconhecidas que são trabalhadas na sala de aula com o uso do dicionário. Para melhor compreensão da leitura foi trabalhado em sala de aula os sinais de pontuação, principalmente vírgula, ponto de exclamação e interrogação que auxiliam na entonação da voz moldando a leitura.
Na sala há alguns alunos que estão ainda em processo na leitura, para esses alunos foram enviados parlendas e pequenos versos em formato de áudio pelo WhatsApp, eles treinam e decoram para apresentar na escola.
A leitura deve ser encarada pelos professores como uma ferramenta que auxilia na aprendizagem da leitura e escrita, aumenta o vocabulário, melhora a capacidade de argumentação, incentiva a criatividade, desperta a imaginação, estimula o pensamento crítico, desenvolve o raciocínio lógico e muito mais. É, justamente por conta disso, é que se dá a tamanha importância da leitura no Ensino Fundamental.
A prática da leitura traz inúmeros benefícios aos leitores, por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, a memória, o raciocínio e a compreensão, que estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.
Levar a leitura para a vida de uma criança auxilia na formação de um futuro leitor, a maioria dos nossos alunos não recebem esse estímulo em casa, então fica a cargo da escola desenvolver o hábito e o gosto pela leitura e quem sabe desenvolver também nos familiares dos alunos
A princípio os alunos estão lendo apenas livros, mas já estamos trabalhando outros gêneros textuais, os quais além de ler também explicarão as suas características e funções. Em poucas semanas já foi possível perceber que alguns alunos apresentaram melhora na leitura e na expressividade. No início do projeto os alunos iam muito nervosos e ansiosos a cada leitura, essa ansiedade vem diminuindo, pois a leitura acontece em sistema de rodízio de público e de livros.
Comentários
Postar um comentário