Movimento Maio Amarelo

Professora Kely Cristina Panizzon – 4º B. Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco


O mês de maio é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Esta também é uma preocupação da escola, de ajudar nesta conscientização dos alunos e comunidade escolar. Este projeto desenvolvido dentro do espaço escolar, possibilita que os alunos estejam ajudando a conscientizar seus familiares, pois todo aprendizado inserido nos alunos foi levado para seus lares.

Durante todo o mês de maio foi trabalhado o tema maio Amarelo, o projeto começou com uma pesquisa que os alunos trouxeram de casa sobre o tema. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Os alunos pesquisaram o porquê da cor amarela, que segundo os criadores do movimento o amarelo simboliza atenção no semáforo e na sinalização das placas o amarelo são sinais de alerta e advertência no trânsito.

Em conversa com os alunos foi percebido que elas não compreendiam essas informações adquiridas da cor amarela, e não sabiam que a cor tinha um significado importante no trânsito.

Primeiro objetivo do projeto era ajudar aos alunos a ter uma compreensão ampla sobre o trânsito, pois o trânsito é muito mais que veículos automotores, placas, estradas e rodovias.

Foi percebido que os alunos tinham pouco conhecimento que os pedestres fazem parte do trânsito. Para isso foram desenvolvidas várias atividades que envolvessem os alunos, a sentirem-se pertencentes ao trânsito. Foi iniciado uma roda de conversa com os alunos, a partir deste movimento, foi relatando ações que eles percebem que acontecem no trânsito.

Um dos alunos realizou o comentário que já viu pessoas de seu conhecimento dirigir embriagado. Com esta informação, a professora trouxe para os alunos assistirem alguns vídeos que são produzidos em campanhas para alertar sobre os perigos de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.

Os alunos ficaram assustados, mas foi importante para eles este momento, pois agora estão conscientes, puderam esclarecer junto da professora suas dúvidas que tinham do trânsito, e todas as ações que são benéficas tornando o trânsito mais seguro.

Os alunos realizaram vários relatos, através dos vídeos assistidos, e perceberam a importância do uso do cinto de segurança, para todos que estão dentro do veículo, a relevância das sinalizações das placas, e que a bebida alcoólica se torna um risco muito grande no trânsito.

Foi realizado uma dinâmica, que envolvia um aluno segurar o outro, assim um aluno da dupla tentava se soltar, porém não conseguia, pois o outro simbolizava o cinto de segurança. Com esta dinâmica auxiliou a compreensão e a função do cinto de segurança, principalmente quando ocorre um acidente.

Foram confeccionadas placas de trânsito que os alunos levaram para casa para pesquisar seus significados e maquetes com materiais reciclados para apresentação para toda a escola. Os alunos se revezaram para explicar a importância do uso do cinto de segurança, placas encontradas nas vias do bairro e outras placas que fazem parte para sinalização do trânsito

Próximo ao bairro existe uma empresa logística de transporte por linha férrea e foi destacado a importância de prestar atenção quando o trem está passando. Todo este trabalho surgiu com o propósito de conscientizar e chamar a atenção dos familiares e contribuir com a formação dos futuros motoristas e para diminuir o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Foi mostrado aos alunos, que no ano de 2014 nasceu o Movimento Maio Amarelo, em 2023 o movimento completa 10 anos com a preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito.

Com este projeto desenvolvido na escola, acreditamos que teremos futuros motorista mais conscientes, pedestres mais atentos, e principalmente todo o conhecimento adquirido foi compartilhado com os familiares dos alunos, tornado o trânsito um lugar mais seguro.









































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Independência

Projeto: Eu Também sou Lider

A Abordagem Lúdica da Tabuada no 4º Ano B