PROJETO INTER SÉRIES GLACY

Professora Elisete Terezinha da Silva dos Santos, 4° e 5° anos. Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco

Projeto desenvolvido para propagar o esporte na escola e a participação do aluno sendo protagonista neste momento. Os jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação da criança. Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos que podem ser vencidos com as soluções apresentadas pela própria criança, ela sendo centro do ensino aprendizagem e o professor sendo mediador neste momento, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição, o protagonismo, além de propagar meios para encontrar a paz, o respeito, a cooperação e a união.

O esporte está em evidência, chamando a atenção de crianças, jovens, adultos e idosos. Há realmente necessidade de um maior conhecimento das várias modalidades não só como disputa esportiva, mais meio de propagação de paz, união, respeito e cooperação. Na escola o esporte ainda é pouco propagado, às vezes por falta de meios materiais, às vezes por falta de capacidade do profissional que atua na mesma, deixando muitas vezes o aluno com momentos de “aula livre” que realmente não é o papel da educação física na escola, o papel do professor de educação física é sim ensinar sobre o esporte para a formação integral do aluno, fazendo com que este aluno seja protagonista no momento de participação para solução dos desafios apresentados. Podemos através do trabalho com as modalidades desportivas chegar a solução de muitos problemas como, por exemplo, violência, a prevenção ao uso de drogas, falta de integração das crianças, e até mesmo fazer com que a criança através do esporte entenda que existem outros caminhos a serem seguidos e que ele pode sim vencer todos os problemas que aparecerem em sua vida inclusive sair da linha de pobreza.

Compreender que através do esporte fazermos algo por um mundo mais pacífico, pois quando entendemos mais sobre o assunto, vemos que ao contrário do que pensamos, somos diretamente responsáveis pela realidade que nos rodeia e cabe a nós tentar mudá-la.

A prática de esportes é fundamental tanto para a formação física quanto para a psicológica e emocional da criança.

O esporte despertando a curiosidade da criança que através de uma pergunta simples feita em aula, esta com sede e vontade de conhecimento conseguiu despertar a minha curiosidade de professora, até onde meu aluno pode chegar com a resposta de uma simples pergunta, eu só respondo ou faço com que ele integre a descoberta do conhecimento? A pergunta foi: o que é arbitragem? E logo um turbilhão de pensamentos tomou a minha mente, porque não colocar as crianças dentro da competição da interséries não só como atletas mas também como árbitros, cronometristas, apontadores etc.

É assim que está acontecendo eles são protagonistas das ações em quadra conhecendo regras, disciplina, cooperação, companheirismo, senso crítico, respeito, honestidade tudo isso através da prática, eles são o centro da aprendizagem enquanto eu sou mediadora dos momentos de aprendizagem e meu conteúdo sim está sendo passado com excelência com a participação mais que especial dos meus pequenos tão entusiasmados e sempre tão dedicados a aprender sendo realmente o centro do ensino aprendizagem. Os alunos se organizaram em uma lista onde todos os dias no horário de descanso temos a escala da equipe de árbitros responsáveis pelo desenvolvimento dos jogos do dia. Por ser a Educação Física uma matéria de interesse dos alunos eles têm o sentimento de realização de serem protagonistas no desenvolvimento das atividades em que eles têm a função de serem responsáveis por aquele momento.

Os alunos que não estão jogando em quadra ou arbitrando estão desenvolvendo atividades como: jogos de tabuleiro, desenho, pular corda, pular elástico e bambolê. “Obstáculos não devem te impedir. Se você encontrar uma parede, não desista. Descubra como escalá-la.” – Michael Jordan, jogador de basquete

Eu sempre busco orientá-los que sejam criadores dos seus momentos na vida, busquem o crescimento, e as idéias deles sempre são importantes e serão levadas a sério por mim professora Elisete.


OBJETIVO GERAL

● Compreender a importância do esporte, através das várias modalidades conhecidas, e reconhecer sua importância no momento da educação e do conhecimento, para seu desenvolvimento integral.

● Fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido


DESENVOLVIMENTO

4º e 5º anos

● Foi formulado uma lista de alunos que participarão da arbitragem;

● Foi providenciado apito, cronômetro, placar e coletes;

● Os alunos organizaram e montaram times e escolheram um país para representar seu time;

● Os times são mistos.

● A quadra é organizada todos os dias no momento de descanso para receber os alunos para

desenvolver as atividades propostas.;

● Os alunos montaram cartazes e pompons para torcida das turmas;

● São feitos sorteios para realização dos jogos;

● Impressão e preenchimento de súmula pelos mesários escolhidos em cada jogo; ● Premiação se dará ao final da competição para o primeiro, segundo e terceiro lugares;; ● Mural para expor tabelas de jogos e pontuação dos times;

● Jogos serão de 10 minutos;

● A cada trimestre uma modalidade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Independência

Projeto: Eu Também sou Lider

A Abordagem Lúdica da Tabuada no 4º Ano B