PROJETO ELEIÇÃO NA ESCOLA

Professora Kely Cristina Panizzon, 5º ano B. Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco.

Os alunos do 5º ano B da Escola Professora Glacy Camargo Sêcco realizaram o projeto eleições na escola. Primeiramente foram estudados os três poderes, legislativo, executivo e judiciário, os cargos fazem parte de cada poder, quem são os políticos representantes do estado do Paraná e da nossa cidade.

A partir disso o trabalho efetivo sobre as eleições iniciou, começamos elencando necessidades das vilas Costa Rica l, II e III, Panamá e Jardim das Flores. Foi realizada uma pesquisa sobre o documento título de eleitor, com quantos anos este documento pode ser feito, com que idade e até que idade somos obrigados a votar e quando é facultativo, onde votar e como votar. Esses ensinamentos foram levados a todos os alunos da escola desde o infantil 5 até os quintos anos e funcionários da escola.

O Jornal da Manhã foi um grande aliado para conhecer as propostas dos candidatos a prefeitura de Ponta Grossa. Essas propostas ajudaram os alunos a pensar nas propostas de suas campanhas.

Através de conversas e votação em sala de aula, foram escolhidos os candidatos a prefeito, vice prefeito e vereadores. Dentre as necessidades trazidas pelos alunos, cada candidato escolheu uma, para ser sua proposta de campanha.

Foi confeccionada o protótipo de uma urna eletrônica onde os alunos puderam examinar e estudar as funções. Também foram realizadas apresentações dos candidatos e das propostas de cada um, os alunos candidatos formularam e estudaram seus discursos.

Todos os alunos realizaram alguma atividade, uns foram candidatos, outros mesários, outros foram nas salas falar da urna, mesmo os que apresentam dificuldades na aprendizagem de alguma forma foram envolvidos no projeto.

Para o dia da eleição também foi trabalhado o documento título de eleitor, onde cada professora gentilmente colaborou com o projeto, preenchendo com seus alunos o documento que teria que ser apresentado no dia da eleição.

O dia da eleição começou cedo na escola Glacy todos os alunos, professoras e demais funcionários votaram nos candidatos escolhidos. Para a votação foi usado um aplicativo que simula a urna eletrônica, votos validos, nulos, parciais de votação.

Para vereador foram eleitos 3 candidatos com as maiores votações um de cada partido e para o cargo de prefeito haverá segundo turno. Assim como para o cargo de prefeita da cidade haverá segundo turno, na escola Glacy também haverá segundo turno.





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Independência

Projeto: Eu Também sou Lider

Projeto: Júri Simulado